Turismo

Grécia – confira dicas imperdíveis e sinta-se perto dos Deuses nessa viagem

FOTO ROTATIVA Praia de Asos - Kefalonia

Todos nós buscamos paz e beleza em algum momento da vida. Seja por cansaço, para dar um tempo ou apenas para ter novas experiências.

Essa busca pode ser saciada em uma das viagens mais incríveis e belas, a Grécia. Localizada no sudeste da Europa é considerada um dos lugares mais lindos do mundo. Além de águas claras e clima ameno, suas montanhas rochosas oferecem o cultivo de uvas e azeitonas, tornando o país um dos maiores exportadores mundiais.

E não podemos deixar de citar que o país traz muitas historias e períodos ricos em acontecimentos, o que o torna culturamente uma enciclopédia de saberes.

Pensando nisso, resolvemos convidar o especialista em viagens e profundo conhecedor Décio de Brong Mattar, para nos dar dicas de algumas ilhas e locais que devemos conhecer.

Depois dessa matéria tenho certeza que você irá colocar esse paraíso em sua lista de lugares a ser visitado.

Prepare-se. Nossa viagem começa agora…

ILHA ZAKYNTHOS

Zakynthos, também conhecida como Zante tem belezas naturais paradisíacas e além de ser uma ilha maravilhosa com praias incríveis, sua arquitetura tem influencia italiana deixando o local com ar charmoso, simples e aconchegante.

Uma curiosidade local são as tartarugas Caretta Caretta. Oitenta por cento dos ninhos deste tipo de tartaruga no mundo se encontram na ilha, especialmente nas praias de Laganas e na ilhota de Marathonissi, bem em frente à praia. Elas vêm à noite e desovam apenas a 50 cm de profundidade na areia. Por isto nesta praia é proibida a colocação de guarda-sóis que poderiam perfurar os ovos e na realidade, deveria ser evitada, pois esta espécie de tartaruga pode entrar em extinção.

Também temos ali o Parque Marinho Nacional de Zakynthos estabelecido em 22 de dezembro de 1999 e é um dos principais locais de desova no Mediterrâneo com uma média de mais de 1.300 ninhos por ano. Existe um voluntariado para a proteção dos ninhos e um hospital para recuperação de espécimes feridos, a mais pura demonstração de amor que conheci de perto.

Zakinthos tartaruga caretta-caretta
Zakinthos – tartaruga caretta-caretta
Zakinthos tartaruga caretta-caretta
Zakinthos – tartaruga caretta-caretta
Zakinthos tartaruga caretta-caretta
Zakinthos – tartaruga caretta-caretta

 

PRAIA DE NAGAVIO

Considerada por muitos a praia mais linda do mundo, Nagavio é um dos principais cartões portais da Grécia. Seu acesso se dá apenas por barco, não havendo estradas para chegar até lá.

Porém, no alto da montanha existe uma ponte que proporciona uma vista deslumbrante da praia. Além disso, no trajeto de barco para o Navagio existem as Cavernas Azuis (Blue Caves) que tem águas transparentes e conforme as posições do sol assumem um azul turquesa de alegrar as retinas.

Mas essa não é a única praia linda da ilha. Existem muitas outras boas e maravilhosas como: Porto Zoro, Porto Roma, Keri e Tsivili.

Caves Blues
Blue Cave
Praia Navagio
Praia Navagio
Praia de Navagio
Praia de Navagio

HOSPEDAGEM NA ILHA

Em relação à hospedagem, há milhares de hotéis dos mais variados preços e luxos espalhados pela ilha, especialmente nos vilarejos de Laganas e Tsivili. Também existem ótimos hotéis na capital da ilha, a cidade de Zakynthos.

Para reservar acomodações nos hotéis da ilha, fora da temporada costuma ser tranquilo, mas vale lembrar que em alta temporada é sempre bom fazer uma reserva antecipada, pois garantir seu lugar nesse paraíso vale todo o esforço.

Uma lembrança legal foi comemorar com os gregos nos bares da ilha a classificação da Grécia para a fase seguinte da Eurocopa de futebol de 2012.

Após o jogo entramos em um bar em Tsivili e a festa estava feita, quase todos os frequentadores só saíram de lá de manhã e o número de sóbrios foi muito próximo do zero. (risos)

fOTO 6 Hotel Tsilivi
Hotel Tsilivi
Foto 7 Hotel Tsilivi
Hotel Tsilivi
foto 7.1 Zakynthos Tsilivi Bar local - comemoração da vitória da Grécia
Zakynthos Tsilivi – Bar local – comemoração da vitória da Grécia

ILHA DE LEFKADA

Há duas curiosidades na ilha de Lefkada.  A primeira é ser a única ilha ligada ao continente por uma ponte, não dependendo de barco ou avião para conhecê-la. Embora existam também estas possibilidades, ela pode ser alcançada por terra a partir do continente.

A segunda curiosidade de Lefkada é ser a ilha mais próxima da ilha de Skorpios, comprada por Aristóteles Onassis em 1963 por 10 mil libras inglesas, sendo palco de seu casamento com a ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy que, por sinal, adorava a ilha e onde, por vezes, nadava de top less ou mesmo nua em uma de suas praias.

Depois a ilha foi comprada por Ekaterina Rybolovleva, filha do magnata russo Dmitry Rybolovlev por 100 milhões de libras inglesas da única herdeira viva do multimilionário Aristóteles Onassis. Athina Onassis era filha de Christina com seu quarto marido Thierry Roussel e é casada com o cavaleiro brasileiro Álvaro Miranda desde 2013. Tanto Aristóteles como seus filhos Alexander e Christina estão enterrados na ilha.

Um passeio interessante é o de barco que parte da cidade de Nidri, em Lefkada, passando por Skorpios apenas para admirá-la de longe, uma vez que ela é particular. Seguindo depois para Meganisi, outra ilha com boas praias a serem exploradas pelo passeio com visitação aberta para os turistas.

YA010842
Ilha Scorpios
foto 8.1 Jacqueline Kennedy - Praia de Scorpios
Jacqueline Kennedy – Praia de Scorpios
Foto 09 Aristóteles e Jacqueline Onassis em passeio de barco
Aristóteles e Jacqueline Onassis em passeio de barco
Foto 10 -Lefkada Barco que faz o trajeto pelas praias de Scorpios e Meganisi
Lefkada Barco que faz o trajeto pelas praias de Scorpios e Meganisi

BELEZA ÚNICA

Lefkada tem uma quantidade de praias maravilhosas para fazer inveja com praias para todos os gostos.

Há praias lindas e calmas ideais pra crianças como Desimi, também há praias de difícil acesso como Egremni que faz com que o turista desça mais de mil degraus para conhecê-la, mas que ao chegar se depara com um paraíso da areia fina e branca contrastando com o azul piscina do mar e há ainda, praias estruturadas de fácil acesso como as próximas de Nidri e da cidade principal da ilha também chamada de Lefkada.

Mas o cartão postal da ilha é a praia Porto Katsiki, que fica embaixo de um penhasco, cuja paisagem é deslumbrante pela cor de sua areia, mar e vista.

Foto 11 Lefkada - Porto Katsiki
Lefkada – Porto Katsiki
foto 11a Porto Katsiki
Porto Katsiki

HOSPEDAGEM NA ILHA

Há muitos hotéis espalhados pela ilha e a opção de onde ficar varia de acordo com o gosto pessoal.

Nidri é a cidade turística da ilha e ponto de partida das excursões de barco, mas no meio de tudo isso, por ser uma ilha de fácil circulação com carro, há muitos resorts e praias com múltiplas opções de hotéis como: Ligia, Nikiana, Perigiali, Sivota e Vasiliki.

Uma passagem curiosa aconteceu na primeira vez que estive em Lefkada. Entramos num restaurantezinho italiano, muito pequeno, literalmente encravado num beco, no centro da cidade de Lefkada.

O garçom veio nos atender e percebendo que falávamos italiano, começou a conversar conosco e como o papo estava bom e o restaurante não muito cheio, o italiano já muito bem adaptado à Grécia, sem cerimônia, como fazem os gregos, puxou a cadeira, sentou à nossa mesa com seu copo de vinho e cigarro.

Ali comentei que achava a Grécia um paraíso e perguntei a ele se achava o mesmo e como ele tinha parado em Lefkada e sua resposta foi: “eu acho sim, esta ilha, por exemplo, lindíssima. As praias são lindas, tudo é muito calmo e a vida aqui é muito boa e estou aqui há mais de dez anos e meu trabalho na Itália já não ia bem, eu precisava me mudar e me mudar para algum lugar meio escondido e que não me achassem, exatamente como foi aqui em Lefkada, nunca conseguiram me prender depois de tantos bancos que eu roubei na Itália e já estava sendo perseguido demais nos últimos tempos. E aqui, vivo tranquilo e até virei um cidadão de bem…”.

Nydri, port, statue of Aristotelis Sokratis Onassis, most famous Greek shipping magnate. Lefkada, Ionian Islands, Greece ©Loukas Hapsis/IML Image Group
Nidri – Estátua de Aristóteles
Foto 12a - Nidri Lefkada
Nidri – Lefkada
foto 12b Calçadão de Nidri
Calçadão de Nidri

KEFALONIA

Um dos pontos turísticos mais importantes de ser visitado em Kefalonia é a Caverna Melissani. Embora distante do mar, abriga um lago de água salgada de larga extensão, repleta de estalagmites e estalactites. Em determinadas horas do dia a cor da água pela entrada do sol é simplesmente indescritível.

fOTO 13 - Caverna Melissani
Caverna Melissani
FOTO 14 Melissani
Melissani
Foto 16 Passeio de barco Melissani
Passeio de barco Melissani

PRAIA MYRTOS

Kefalonia é uma das maiores ilhas da Grécia em extensão e está numa região que privilegia as praias. A mais famosa e o cartão postal da ilha é a Praia Myrtos, mas rodando a ilha qualquer turista vai se deliciar com outras praias também maravilhosas.

Foto 17 Kefalonia- Myrtos
Kefalonia- Myrtos
foto 18 Praia de Myrtos - Kefalonia
Praia de Myrtos – Kefalonia
foto 18 aPraia de Myrtos
Praia de Myrtos

HOSPEDAGEM NA ILHA

A não ser que você tenha muito tempo para conhecer a ilha, o ideal numa viagem à Kefalonia é ir trocando de hotel diariamente ou a cada dois dias, pois a ilha é muito grande e ficar indo e voltando não é prático.

A sugestão é se hospedar uma ou duas noites nos seguintes lugares, Asos, que é a cidade mais linda da ilha, um resort muito florido e repleto de tranquilidade.

Sami é um porto que tem uma cidade movimentada e perto dela está à praia de Antisamos, que ficou famosa pelas filmagens do filme “O Capitão Corelli”. Liksouri é outro grande centro da ilha rodeado por boas praias. Argostóli é a capital da ilha e tem seus atrativos por ser uma cidade mais dos locais, sem tanto turismo.

 Por fim, Katelios no sul da ilha é um pequeno centro com uma linda praia, onde se concentram aqueles que estão mais em procura de paz e sossego.

Foto 19 Kefalonia - Asos
Kefalonia – Asos
Argostoli_20
Argostoli
Antisamos beach (Captain Corelli's Mandolin beach), Kefalonia
Praia de Antisamos

PAXOS E ANTIPAXOS

As duas pequenas ilhas próximas de Corfu são recantos do paraíso um pouco distante dos olhos de turistas, Paxos e Antipaxos.

Paxos, apesar de pequena possui três centrinhos muito atraentes, a cidade principal e capital da ilha Gaios e duas pequenas cidades com seus portinhos que abrigam desde pescadores até enormes iates de milionários que se deliciam naquelas águas: Lakka e Loggos com vários bares e restaurantes transados em cada uma delas. Embora conte com algumas praias boas e tranquilas, como Mongonissi, é na inabitada ilha de Antipaxos a 15 minutos de táxi boat de Paxos, onde ficam as duas praias mais impressionantes das ilhas: Vrika e Vutumi.

A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia. Em 2015, Espanha, França, Turquia e Grécia foram os países com maior número de bandeiras azuis. Entre as gregas estão as duas praias de Antipaxos. Importante dizer que centenas de praias da Grécia tem bandeira azul, ou seja, para receber essa avaliação passou por um rigoroso critério, tanto do ponto de vista ambiental, bem como do ponto de vista dos serviços prestados aos banhistas e segurança.

foto 23 Cidade de Lakka - Paxos
Cidade de Lakka – Paxos

PRAIA DE VUTUMI

Todas as praias das duas ilhas impressionam pela cor da água e pela limpeza, mas, sem dúvidas, a praia que mais impressiona é Vutumi ou Voutoumi(em grego), onde há uma taverna que fica no alto – prepare-se para uma boa escadaria- cuja vista é de se ficar horas apreciando.

foto 24Praia de Voutoumi - Antipaxos
Praia de Voutoumi – Antipaxos

HOSPEDAGEM NA ILHA

Os hotéis todos ficam em Paxos, especialmente na cidade de Gaios. Não há nenhum hotel em si a destacar, embora o mais famoso seja o Paxo’s Club. Há uma boa gama de acomodações para alugar com qualidade muito boa: quartos amplos com vista para o mar.

foto 25 Paxos Club Resort
Paxos Club Resort

É meu caro leitor, o paraíso é a Grécia. Como disse nosso filósofo grego Aristóteles: “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”.

 E quem disse que você precisa comprar um pedacinho do céu para garantir seu espaço?! O quê você está esperando? Corra, faça sua viagem e prepara-se para não querer mais voltar pra casa.

Fonte: www.guiagrecia.com.br

comentários

Sobre o Autor

Flaviane Pimentel

Flaviane Pimentel

Sou profissional da área de comunicação com formação em Comunicação Social, bacharelado em rádio e televisão. Tenho mais de 15 anos de experiência, o que proporcionou minha passagem por várias emissoras de televisão, feiras, eventos e agências de publicidade e propaganda.
Amo escrever, ler e beber uma boa taça de vinho acompanhada por meu amado esposo Rodrigo e minhas amigas. Minha maior paixão é meu filho Enzo, razão do meu viver.

Comenta aí

Click here to post a comment