Estilo

Estudo afirma que barba não é ímã de bactéria – Fique de boa

Muitas pessoas acham que a barba é um verdadeiro ímã de bactérias. Mas, será que isso é realmente verdade?barba comprida

No ano passado, apareceram várias notícias em sites, dizendo que as barbas poderiam ser mais sujas do que um vaso sanitário, isso porque reza a lenda, que as barbichas atraem muitas bactérias.

Mas antes que você fique preocupado e raspe sua barba tão bem cultivada, vamos dar uma olhada em evidências.

Esse assunto todo começou no ano passado. O canal de Tv Koat7 exibiu em um programa, um estudo conduzido por John Golobic, um microbiologista da Quest Diagnoses, onde barbas de 50 homens foram analisadas para ver se continham bactérias compatíveis às encontradas em banheiros. Golobic, disse ter encontrado bactérias “entéricas”, ou seja, bactérias que normalmente vivem no intestino humano.

Pronto, o estrago estava feito! O estudo viralizou na internet.

Porém, o quadro o programa de Tv foi editado e não mostrou o restante das informações que o microbiologista disse.

“As tais bacatérias como E. Coli (normalmente encontrado no intestino), também podem ser encontradas na pele, o que indica que as barbas são tão suscetíveis a aderência de bactérias como qualquer outra parte de sua pele”, afirmou John Golobic.

Mesmo após John Golobic afirmar que as barbas não são ímãs de bactérias, o assunto tomou uma proporção gigantesca e aí alguns cientistas e médicos resolveram comprar a briga de Golobic e também emitiram suas opiniões.

barbudoPara o professor de bactereologia da Universidade de Aberdeen, Hugh Pennington disse em uma entrevista ao Daily Mail que: “é a mesma bactéria que está na pele humana. Não é problemática e não traz nenhum risco à saúde “.

Um outro estudo publicado na revista Journal of Hospital Infection, examinou 408 trabalhadores do sexo masculino, com e sem barba – e descobriu-se que pessoas com barbas eram menos propensas a abrigar Staphylococcus Aureus, uma bactéria comumente encontrada e que podem causar infecções de pele e intoxicação alimentar.

Barbas até podem parecer sujas, mas elas não são mais sujas do que o resto de nossos corpos .

Então amigão, pode tirar sua barba de molho e relaxar, não será sua barba que trará doença alguma.

Deixe seu comentário

comentários

Sobre o Autor

André C.T.

André C.T.

Sou formado em Publicidade & Propaganda, trabalho com internet há 15 anos. Sou responsável pela infraestrutura e tecnologia do Drops Café. Sou casado e tenho um filho de 4 patas. Um Golden Retriever de 5 anos …O famoso Lelo.

Comenta aí

Click here to post a comment