Motor

Está pensando em lavar o motor do seu carro? Veja como se deve fazer isso

lavar o motor

Uma das maiores paixões dos brasileiros, inegavelmente são os carros, não é mesmo? E manter o carro limpo ajuda e muito na preservação do veículo, principalmente da carroceria. Mas quando o dono do veículo decide pela lavagem do motor do veículo, é melhor tomar cuidado. O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), passou algumas dicas para que você saiba o que pode e o que não pode quando a ideia é lavar o motor da ‘caranga’.

/ É adequado?

A limpeza pode ser feita esporadicamente ou em situações em que o motor recebeu uma grande quantidade de impurezas, como barro, lama ou algum outro tipo de contaminante fora do comum. Nestes casos, eventualmente, pode ser necessária a limpeza do motor. Porém alguns cuidados devem ser tomados para esta atividade.

/ Água, não!

Não utiliza água sobre pressão ou aquela mangueirinha de casa. A água pode infiltrar em alguns conectores ou terminais e provocar mau contato, fuga de corrente, alteração de resistência e até mesmo oxidação dos terminais. Isso pode comprometer o funcionamento do sistema de injeção eletrônica, distribuição de alta tensão para as velas e outros problemas eletrônicos.

/ Só para reforçar. Água, não!

Peças quentes como cabeçote podem sofrer o choque térmico caso recebam água em temperaturas baixas em suas regiões expostas, o que pode até gerar a trinca de um cabeçote – o que vai doer no seu bolso. Outro problema é a pressão da água nas aletas do radiador, o que ocasiona a deformação das lâminas de alumínio que impedem o fluxo de ar e podem causar aumento na temperatura do sistema de arrefecimento do motor.

VEJA COMO FUGIR DE CARROS USADOS COM QUILOMETRAGEM ADULTERADA

/ Químicos, também não!

O uso de produtos químicos não é recomendado. eles tendem a corroer vedações de conectores que impedem a entrada de água e sujeira em alguns sensores, juntas, retentores e chicotes elétricos. Também podem agredir as regiões de pintura do compartilhamento do motor e provocar a oxidação branca das peças de alumínio.

/ Pano molhado

Se você quer muito limpar o motor, use um simples pano úmido e depois o pano seco. É a opção mais segura para a limpeza. Desta forma, não ocorre a projeção de água diretamente em conectores e demais elementos.

comentários

Comenta aí

Click here to post a comment